Travessia Vale do Pati

Conhecido como um dos trekkings mais bonitos do Brasil, o Vale do Pati atrai os viajantes que buscam contato mais direto e profundo com a imensidão da Chapada Diamantina. a região do Vale do Pati é desafiadora, linda e tem mesmo uma energia inexplicável.
Quando falamos do Pati, estamos tratando de um lugar bastante remoto, onde pouco mais de uma dezena de famílias vivem e recebem os turistas que chegam para a viagem. é na casa dessas famílias que os turistas se hospedam, tomam banho e fazem as refeições. tudo é muito simples, mas o suficiente para uma boa noite de sono, com cama confortável e comida sempre muito saborosa.

Por onde começa a travessia?

1º Dia:  Subida Dos Aleixos, Cachoeirão Por Cima, Descida Do Arrudeio, Pernoite Casa Dos Nativos.

Cachoeirão: O nome vem das várias quedas que brotam de um paredão em meia-lua, formando uma verdadeira cortina d’água. a trilha exige seis horas de caminhada com grau médio de dificuldade. o acesso é pela estrada de terra que leva à guiné. é uma das atrações da travessia do Vale do Pati.

2º Dia: Morro Do Castelo, Cachoeira Da Bananeira, Lagedo E Cachoeira Dos Funis, Casa Dos Nativos.

Morro do castelo: essa trilha é considerada uma das mais difíceis do Pati, com 03 km de trilha. considerada difícil porque é bem íngreme, tem um trecho de escalaminhada e fica bastante escorregadia quando chove. mas vale a pena: para chegar nos mirantes principais é preciso atravessar uma gruta com visual incrível, e os mirantes em si são sensacionais. no morro do castelo, está localizado o ponto mais alto do Pati, com 1.470 metros acima do nível do mar. cercada por muralhas de pedra magníficas erguidas pelo tempo e o vento e com uma vista além da imaginação.

3º Dia: Poço Do Amor, Vale Do Cachoeirão, Pati De Baixo, Casa Dos Nativos

Dia mais leve para descansar das sequências mais puxadas, com um percurso mais curto, porém com todos os riscos de uma trilha. ao longo da caminhada pausas para curtir o visual das montanhas e aproveitar os banhos no Rio Pati, até a casa do próximo morador. durante a trilha e nos locais de banho a atenção deve continuar sendo mantida. caminhada de 12 km, com trechos de travessia em pedras, mas a maior parte bem tranquila tecnicamente. a trilha fica bem escorregadia em dias de chuva ou quando já está molhada.

4º Dia: Cachoeirão Por Baixo, Casa De Sr. Jóia
O cachoeirão por baixo proporciona uma trilha incrível, passando por lugares surreais. além de um banho revigorante nas piscinas naturais formadas pelo cachoeirão. a caminhada é intensa pulando pedras pelo leito do rio.

5º Dia: Subida Do Império , Antiga Estrada Real, Saída Por Andaraí.
Tradicional saída do Vale do Pati, por onde era escoado o café produzido no Vale do Pati, para ser vendido pelos nativos em outras cidades. De lá, temos uma fantástica vista e assim começa a despedida deste paraíso chamado Vale do Pati.

EQUIPE ANDARILHOS 13/07/2022